Realizou-se dias 15 e 16 de setembro de 2007 o tradicional encontro dos Conselhos Regionais da Área Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, estando todos os estados devidamente representados. Estávamos eu, Ana Cristina, e Maria Célia representando nosso estado em Gaspar, Santa Catarina, no salão Paroquial da Igreja Matriz da cidade, São Pedro Apóstolo. Contamos com a presença da nossa irmã Vice-ministra Nacional para a área Sul, Terezinha Neotti Bandeira, e do nosso Assistente Espiritual Nacional, Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM. Os Assistentes de Paraná e Santa Catarina também estavam presentes, mas se ressentiu o Encontro com a ausência justificada do Assistente Regional do Rio Grande do Sul. Os assuntos tratados foram desde as reuniões fraternas locais até o problema da Assistência Espiritual à OFS nos três estados. Foi-nos solicitado fazer um projeto integrado de Formação para a Área no triênio, enviado para o Nacional logo após o Encontro. O tema tratado pelos estados ao longo dos dois dias foi O SENTIMENTO DE PERTENÇA E A IDENTIDADE FRANCISCANA, com partilhas e dinâmicas que revelaram luzes e sombras na caminhada da OFS no Sul. Neste Encontro, várias resoluções foram tomadas a respeito da vida em fraternidade e serão devidamente distribuídas aos coordenadores distritais dos três estados, para que as divulguem e as façam cumprir na suas respectivas fraternidades locais, conforme o abençoado propósito da obediência que professamos na Ordem Franciscana Secular do Brasil. O próximo Encontro da Área Sul será aqui no nosso estado, na cidade de Vila Flores, nos dias 20 e 21 de setembro de 2008.

Ana Cristina Opitz

RESOLUÇÕES ASSUMIDAS NO ENCONTRO DA ÁREA SUL

Gaspar/SC – 15,16 de Setembro de 2007

Estavam presentes:

Nacional

– Frei Almir Ribeiro Guimarães, ofm – Assistente Nacional

– Teresinha Neotti Bandeira, ofs – Coordenadora da Área Sul e Ministra Regional Sul I

Sul I

– Luiz Vanderlei Kawa, ofs – Vice-Ministro

– Jorasema Z. da Silveira, ofs – Tesoureira

– Sônia M. Ristow, ofs – Secretária

– Frei Moacir Antônio Nasato, ofm cap. – Assistente Regional

– Frei Rodrigo Marcondes Martins Moraes, ofm conv. – Assistente Regional

Sul II

– Lídia Mônica Nagel, ofs – Ministra Regional

– Nicodemos Deschamps, ofs – Coordenador de Formação

– Solange Sant’Anna Melim, ofs – Tesoureira

– Francisca Almeida da Silva, ofs – Conselheira

– Gertrudes C. Spinler, ofs – Comunicação

– Frei Florival Mariano de Toledo, ofm – Assistente Regional

Sul III

– Maria Célia Pereira – Vice-Ministra Regional

– Ana Cristina Opitz, ofs – Coordenadora de Formação

As resoluções tomadas por esta Assembléia reunida, para uma melhoria da vida e da missão da OFS na Área Sul, após deliberação em plenário dos problemas encontrados em cada Regional, foram as seguintes:

1) Que nossas reuniões mensais em cada fraternidade sejam cuidadosamente preparadas pelo Conselho, marcadas pela oração, estudo e confraternização e que sejam agradáveis. Importante a presença assídua dos irmãos neste momento máximo de fraternidade.

2) Em vista da Pastoral Vocacional Franciscana, que sejam formados grupos de reflexão cristã e franciscana, nos quais a vocação franciscana pudesse ser clarificada e discernida. (p.ex.: Grupos “sem rótulos”, posteriormente convidados para a OFS). Conferir em anexo uma proposta apresentada pela Área Sudeste.

3) O grupo reunido em Gaspar/SC sentiu a necessidade de que se reflita e se viva a conversão, ideal e meta da vida de São Francisco. O grupo apoiado em texto de São João Crisóstomo ressalta a reprovação do pecado, perdão das ofensas, oração ardente, esmola e ser modesto e humilde no agir.

4) Ressaltou-se a oportunidade de visitas informais e descontraídas entre fraternidades situadas geograficamente umas próximas das outras.

5) Lembrou-se da necessidade de cada fraternidade comemorar com muito carinho e grande dignidade a festa de nossa padroeira Santa Isabel da Hungria (17 de novembro).

6) Planejar uma festa litúrgica e também marcada por algum gesto concreto (pela paz, ecologia, pela vida) a comemoração dos 800 anos do carisma franciscano, em comunhão com a Família Franciscana, se possível.

Anúncios